CASA COR RIO 2023:
Nessa sala de 48m², nosso objetivo foi trazer uma extensão dos conceitos que utilizamos para o trabalho no Projeto Noel Marinho. Usamos como inspiração potencializar a integração das áreas criativas Arte, Design e Desenho de Interior para construir um ambiente acolhedor e harmonioso, acrescido de um forte interesse visual.
A estante projetada especialmente para acomodar o painel de azulejos e o grafismo, o mobiliário de peças assinadas, as esculturas contemporâneas da artista convidada Marina Ribas e objetos recolhidos ao longo do tempo, como livros e anotações de viagens, proporcionam e valorizam uma atmosfera pensada para os bons encontros, as boas trocas, as ricas experiências interpessoais.
Resgatando desenhos originais de Noel Marinho, apresentamos duas peças inéditas de mobiliário: A escrivaninha MEMÓRIA, criada na década de 1970 para o quarto de suas filhas, e o gabinete NM, inspirado em um desenho da mesma época.
A partir de uma colagem de Noel em papel cartão 15 x 15 cm da série Irmãos Roberto, apresentamos também vários desdobramentos como o grafismo gravado a laser sobre painel integrado à estante, a bandeja e os tapetes.
A série do azulejo G04, desenho da década de 1960, toma forma de um painel inserido na estante.
Dentro do universo têxtil de Noel, a tapeçaria ilustra seu interesse pelos estudos sobre tridimensionalidade.
Nosso espaço contou com a curadoria do mobiliário de João Caetano. Em dialogo com o mobiliário do Noel, as peças selecionadas atravessam o século XX e convidam à descontração, especialmente o sofá – ilha, abraçado pela estante em L e as poltronas Direction (1951), Cité (1930), masterpieces de Jean Prouvé e Paulistana (1960), de Jorge Zalszupin.
O paisagismo, bem pontual, foi confiado à Ana Veras. As obras de arte de Marina Ribas, Maria Polo, e as monotipias de Marcus André, entre outras, foram cuidadosamente selecionadas por Heloisa Amaral Peixoto, curadora permanente do Projeto Noel Marinho